Mostrando postagens com marcador fábulas de Esopo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fábulas de Esopo. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O Leão e o Rato.

Fonte da imagem: google.

Estando o Leão dormindo, alguns Ratos brincavam em torno dele. Em dado momento, pularam em cima, acordando-o. O Leão pegou um deles com a intenção de matá-lo, mas como o Rato pedia insistentemente, acabou soltando-o. Passado pouco tempo, o Leão caiu em uma rede que os caçadores haviam armado, ficando preso apesar de suas forças. O Rato, sabendo do ocorrido, foi até a armadilha e com muito empenho começou a roer as cordas, até que, rompendo a armadilha, o Leão ficou livre, como recompensa pela misericórdia que tivera.

Esopo.

Moral da história: agradecer o bem com o bem. 

Origami de rosto de rato.


Imagem google.

domingo, 27 de janeiro de 2019

O VELHO CÃO DE CAÇA.


Houve um velho cão de caça que tinha trabalhado muito durante longos anos; estava velho, cansado e doente. Mas seu dono insistia em levá-lo para caçar.

               Aconteceu que durante uma exaustiva caçada pelas montanhas, o velho cão conseguiu apanhar um grande veado; agarrou-o por uma das patas, mas seus dentes já velhos e estragados não conseguiram segurar o ágil animal.
               Desesperado, o dono ficou furioso e começou a bater com chicote no pobre cão. O fiel animal disse-lhe tristemente:
               - Senhor, tenha piedade! não bata no seu antigo servo; eu de boa vontade continuaria a servir-lhe como antes, mas estou velho e faltam-me forças. Se hoje não sou de grande utilidade, lembre-se dos bons tempos em que lhe prestei todos os serviços solicitados.
.
MORAL DA HISTÓRIA

         Hoje muitas pessoas desprezam os velhos pela sua fraqueza e falta de energia. Não é justo que se esqueçam dos bons tempos que dedicaram ao trabalho em benefício da família e da sociedade. 

Uma fábula de Esopo 
Por Nicéas Romeo Zanchett 

Fonte: http://asfabulasdeesopo.blogspot.com/

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

O Cervo e o Leão.

Fonte da imagem google.

Bebia um Cervo em um riacho quando viu seu reflexo na água. Observou suas pernas finas e achou-as muito feias, enquanto que considerou a galhada de seus chifres muito bonita e formosa. Quando saía dali, surgiu um Leão que começou a persegui-lo. Com os pés, que havia desprezado, ganhava velocidade e com isso distância de seu perseguidor. Com os chifres, entretanto, se enroscava nos ramos das árvores, o que diminuía sua vantagem. Enquanto corria, pensava: - Como fui bobo, desprezando o que me é mais importante e elogiando o que pra mim tem menos valor.

Esopo.

domingo, 4 de junho de 2017

O Ladrão e o Cão De Guarda. Lindo conto de Esopo.

Fonte da imagem:http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=67720&picture=guarda

Um ladrão, desejando entrar à noite em uma casa para roubar, trazia consigo um pedaço de sanduíche para tentar distrair o Cão de Guarda que vigiava. 
Porém, assim que o Ladrão lançou o naco ao solo, o Cão disse: 
- Entendo que me dás este pão para que eu me cale e te deixe roubar a casa, não por algum carinho que me tenhas. 
Mas, já que é o dono da casa que me sustenta toda a vida, não vou deixar de latir enquanto não fores embora ou até que ele acorde e te venha enxotar. 
Não vou querer eu que este pedaço me custe morrer de fome toda a minha vida.

Esopo.

terça-feira, 28 de março de 2017

Os Carneiros e o Açougueiro.

Alguns Carneiros estavam juntos num redil quanto entrou um Açougueiro. Permaneceram quietos e nem fizeram caso disso. O Açougueiro pegou um deles e o matou. Nem vendo o sangue daquele temeram o outros. Assim foi em seguida, matando o Açougueiro um a um até que o último, vendo-se nas mãos dele, disse: 
- Com razão devemos sofrer, pois vendo aquilo que seria mal para todos não quisemos entender. No princípio, quando éramos muitos, mesmo que fosse com cabeçadas, poderíamos nos defender e não o fizemos. Agora, pensando nisso, estou só e não posso me preservar, dessa maneira acabamos todos.

Esopo.

Moral da História: como diz o ditado popular, a união faz a força.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O leopardo e a raposa.

Imagem Google.

Uma raposa e um leopardo estavam deitados descansando depois de um laudo jantar e se distraíam falando da própria beleza. O leopardo tinha muito orgulho de sua pele lustrosa e toda pintada, e dizia à raposa que ela era completamente sem graça. A raposa se orgulhava da bela cauda estufada com a pontinha branca, mas tinha o bom senso de reconhecer que não chegava aos pés do leopardo em matéria de aparência. Mesmo assim, continuou com suas brincadeiras, fazendo troça do outro só pelo prazer da discussão e para não perder a prática. O leopardo já estava quase perdendo a paciência quando a raposa levantou bocejando e disse:
- Você pode ter um pelo muito requintado, mas estaria mais bem servido se tivesse um pouquinho mais de requinte dentro da cabeça e menos ao redor das costelas, como eu. Para mim, beleza de verdade é isso.

Moral: Nem sempre bela embalagem anuncia belo recheio.


Esopo.

domingo, 15 de janeiro de 2017

OS VIAJANTES E O URSO.


Dois homens viajavam juntos quando, de repente, surgiu um urso de dentro da floresta e parou diante deles, urrando. Um dos homens tratou de subir na árvore mais próxima e agarrar-se aos ramos. O outro, vendo que não tinha tempo para
esconder-se, deitou-se no chão, esticado, fingindo de morto, porque ouvira dizer que os ursos não tocam em homens mortos.
O urso aproximou-se, cheirou o homem deitado, e voltou de novo para a floresta.
Quando a fera desapareceu, o homem da árvore desceu apressadamente e disse ao companheiro:
Vi o urso a dizer alguma coisa no teu ouvido. Que foi que ele disse?
Disse que eu nunca viajasse com um medroso.
Na hora do perigo é que se conhece os amigos.

Esopo.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O Leão e o Ratinho.


Esopo

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.

Moral:


Uma boa ação ganha outra.

sábado, 12 de novembro de 2016

A Gansa dos Ovos de Ouro.

Esopo

Um homem e sua mulher tinham a sorte de possuir uma gansa que todos os dias punha um ovo de ouro.
Mesmo com toda essa sorte, eles acharam que estavam enriquecendo muito devagar, que assim não dava…
Imaginando que a gansa devia ser de ouro por dentro, resolveram mata-la e pegar aquela fortuna toda de uma vez. Só que, quando abriram a barriga da gansa, viram que por dentro ela era igualzinha a todas as outras.
Foi assim que os dois não ficaram ricos de uma vez só, como tinham imaginado, nem puderam continuar recebendo o ovo de ouro que todos os dias aumentava um pouquinho sua fortuna.

Moral da história:


Não devemos ser ambiciosos demais. Tudo tem seu tempo, querendo as coisas antes da hora podemos perder muitas oportunidades.

Para colorir:


segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O Carneiro Grande e os Carneiros Jovens.

Andavam passeando três Carneiros Jovens e um Carneiro maior. De repente, o mais velho saiu correndo em fuga.
Os outros ficaram parados e rindo da disparada do experiente Carneiro, o qual ao longe, vendo-os zombar, disse: - Estão loucos e ignorantes, porque vem vindo o açougueiro que sempre mata primeiro os maiores. Por isso fujo, mas quando ele se aproximar, com certeza matará os que estiverem mais perto.


Esopo.

Moral da história: 

aprender a ouvir os mais velhos, pais, professores, e avós principalmente, porque já viveram mais e têm mais experiência.


Atividades:







segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O Rato e a Rã. Lindo conto de Esopo.

Um Rato desejava atravessar um rio, mas o temia, pois não sabia nadar. Pediu ajuda a uma Rã que concordou desde que o Rato fosse amarrado a uma das patas. O Rato consentiu e encontrando um pedaço de fio, ligou uma de suas pernas à Rã. Assim que entraram no rio, porém, a Rã mergulhou, levando junto o Rato que sentia afogar-se. Por isso debatia-se com a Rã que, por sua vez, lutava para nadar; tudo isso causando muito cansaço e estardalhaços. Estavam nessa luta quando, por cima passava um Falcão que, percebendo o Rato sobre a água, baixou sobre ele e levou-o nas garras juntamente com a Rã que estava atada. Ainda no ar, os devorou.



Moral da História:

Só podemos melhorar e dar certo com acordos que sejam em benefício de todos, senão acontece como na história, a rã e o sapo não se acertaram e com isso acabaram devorados pelo Falcão.


Esopo - Domínio Público.


Para pintar:




Outras atividades:

Recontar a história de modo que o sapo e a rã entrem em um acordo bom para os dois para atravessar o rio.

Utilizar recortes dos personagem em cartolina para serem pintados e depois colocar em papel pardo com o fundo da história desenhado e pintado.

Origamis dos personagens ou massinha de modelar.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Os dois amiguinhos.

Fonte da imagem:http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php image=121199&picture=reflexao-egret

Uma vez uma garça adotou um filhote de tigre órfão e criou o bebê junto com seu próprio filho. Os dois viraram grandes amigos, e todo dia faziam a maior bagunça, sem jamais brigar. Na realidade, eram as crianças mais boazinhas do mundo. Um dia apareceu outra garça que era uma encrenqueira; essa garça tratou muito mal o bebê garça. O bebê garça pediu socorro, e o tigre veio correndo: num instante engoliu a encrenqueira. Só ficou um ossinho e um punhado de penas para contar a história. O tigre, que tinha sido criado num regime vegetariano, achou aquela comida diferente uma maravilha. Lambendo os bigodes, piscou o olho e disse:
– Eu te adoro, minha pequena garça!
E zás, lá se foi sua companheira de brincadeiras servir de sobremesa para o piquenique improvisado.

Moral: Nada elimina o que a natureza determina.


Esopo.

sábado, 20 de agosto de 2016

As Mãos, os Pés, o Estômago e o Corpo. Linda fábula de Esopo.

Fonte:https://pixabay.com/pt/crian%C3%A7as-brincando-mar-azul-areia-993534/

Certo dia, as Mãos e os Pés, trocando ideias, começaram a se queixar das outras partes do corpo.
No final da conversa, chegaram à conclusão que trabalhavam a vida inteira, custeando o Corpo e que tudo era mais em proveito do Estômago, que comia sem trabalho. Portanto, o Estômago que procurasse o seu sustento, porque as Mãos e os Pés não iriam mais dar-lhe de comer. O Estômago pediu muito, mas disseram que haviam tomado uma decisão. Assim, começaram a lhe negar comida, o que foi enfraquecendo-o e, com isso, o Corpo inteiro.
Sentindo as Mãos e os Pés se enfraquecerem, começaram novamente a querer alimentar o Estômago, mas como a fraqueza fosse muita, nada lhes valeu, morrendo todos juntos.

Esopo. Domínio Público.


Moral da história: 

Assim como no corpo todos os órgãos dependem uns dos outros, na vida também precisamos agir como uma equipe para que todos sejam favorecidos.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A Andorinha e as Outras Aves.

Estavam os homens semeando algodão e linho.
Observando-os, a Andorinha disse aos outros pássaros:
- Será para o nosso mal o que os homens estão plantando, pois dessas sementes nascerão algodão e linho, depois eles farão laços e redes para nos prenderem. Melhor seria destruirmos o que for nascendo para que estejamos seguras. As Outras Aves riram muito e não quiseram seguir o conselho. A Andorinha, vendo isso, fez as pazes com os homens e foi viver perto de suas casas. Depois de algum tempo, os homens fizeram laços, redes e instrumentos de caça, com os quais passaram a prender as Outras Aves, preservando a Andorinha.

Esopo. Domínio Público.

Moral da história:


Quem não tem força tem que agir com inteligência e prudência.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

A Raposa e o Leão. Linda fábula de Esopo.

Fingindo-se enfermo, o Leão passou a receber visita de outros animais, os quais entravam na cova e o Leão os comia um a um. Por fim, chegou à porta da cova a Raposa, que desconfiada, perguntou-lhe de longe como estava. O Leão respondendo perguntou-lhe porque não entrava para vê-lo. Respondeu a Raposa: - Me parece que a tua casa está cheia, já que vi muitas pegadas de animais entrando e nenhuma de algum que tenha saído. Por isso, vou indo.

Fabula de Esopo.


Moral da história: 

Não existe ninguém tão esperto que consiga enganar a todos.

terça-feira, 5 de julho de 2016

O Garoto Pastor e o Lobo. Fábula de Esopo.

Fonte da imagem:http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=164950&picture=lobo

Um Jovem Pastor de ovelhas, encarregado que fora de tomar conta de um rebanho perto de um vilarejo, por três ou quatro vezes, fez com que os moradores e donos dos animais, viessem correndo apavorados ao local do pasto, sempre motivados pelos seus desesperados gritos: "Lobo! Lobo!"
E quando eles se aproximavam do local do pastoreio, imaginando que o jovem estava em apuros com o Lobo, lá estava ele sempre a zombar do pavor que todos estavam sentindo.
O Lobo, entretanto, por fim, de fato se aproximou do rebanho. Então, o jovem pastor, agora realmente apavorado, tomado pelo terror e aflição, gritava desesperado: "Por Favor, venham me ajudar; o Lobo está matando todo o rebanho!"
Mas, dessa vez seus gritos foram em vão, e ninguém mais deu ouvidos aos seus apelos.

Moral da História:


Ninguém acredita em um mentiroso, mesmo quando ele fala a verdade...

terça-feira, 28 de junho de 2016

O Galo de Briga e a Águia. Linda fábula de Esopo.


Fonte da imagem: http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=89710&picture=galo


Não existe superioridade, mas apenas uma ilusória, aparente, e temporária vantagem...
Dois galos estavam disputando em feroz luta, o direito de comandar o galinheiro de uma chácara. Por fim, um põe o outro para correr e é autoproclamado o vencedor.
O Galo derrotado afastou-se e foi se recolher num canto sossegado do galinheiro.
O vencedor, ao contrário, tomado de orgulho e vaidade, voando até o alto de um muro, bateu as asas e exultante cantou com toda sua força.
Uma Águia, que pairava ali perto em busca de alimento, lançou-se sobre ele e com um golpe certeiro levou-o preso em suas poderosas garras.
O Galo derrotado saiu do seu canto, e daí em diante reinou absoluto livre de concorrência.

Moral da História:

Quem se orgulha de uma conquista e humilha o seu adversário, mais cedo ou mais tarde vai sofrer as consequências dos seus atos.

Conversando sobre a história:

Tudo é passageiro na vida, posições de aparente superioridade não devem subir à cabeça e impedir que o que importa seja cultivado: as amizades sinceras.
O fato que aconteceu na nossa fábula de hoje, acontece com os seres humanos. É devido à arrogância e a uma aparente superioridade de uns sobre outros que a violência e a desigualdade social ainda imperam na nossa sociedade. Todos devem ser respeitados e tratados com educação.
Deus ama a todos os seus filhos de igual maneira.

Atividade:

Escreva uma pequena historinha sobre o assunto da fábula, mas faça um final diferente, onde o vencedor respeite o vencido.

Depois faça um desenho bem bonito.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

O Galo e a Pérola. Lindo conto de Esopo.


Um galo, que ciscava no terreiro para encontrar alimento, fossem migalhas, ou bichinhos para comer, acabou encontrando uma pérola preciosa. Após observar sua beleza por um instante, disse: - Ó linda e preciosa pedra, que reluz seja com o sol, seja com a lua, ainda que esteja num lugar sujo, se te encontrasse um humano, fosse ele um construtor de joias, uma dama que gostasse de enfeites, ou mesmo um mercenário, te recolherias com muita alegria, mas a mim de nada prestas pois que é mais importante uma migalha, um verme, ou um grão que sirvam para o sustento. 
Dito isto, a deixou e seguiu esgravatando para buscar conveniente mantimento.

Esopo.

Moral:

Cada um valoriza o que é mais importante para si de acordo com as suas necessidades. 

Dialogar com as crianças sobre o que valorizam seja material ou espiritualmente. Comparar com o exemplo dos demais.
Observar que todos somos diferentes, e o que serve para um, pode não servir para outro, de forma que devemos ter a sensibilidade de entender os outros e procurar agir de forma a não ofender ou prejudicar qualquer pessoa, falando algo que aquele amigo não goste. 
Todos somos diferentes e devemos respeitar as diferenças.

Atividade:

Você gostaria de encontrar uma pérola? Sim, não, por quê?

O que você deseja no momento?  Faça um bonito desenho e explique os motivos do seu desejo. Explicar que pode ser algo material ou espiritual.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

A rosa e a borboleta. Linda fábula de Esopo.

Fonte da imagem:http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php image=154634&picture=borboleta-prestes-a-voar

Uma vez uma borboleta se apaixonou por uma linda rosa. A rosa ficou comovida, pois o pó das asas da borboleta formava um maravilhoso desenho em ouro e prata. Assim, quando a borboleta se aproximou voando da rosa e disse que a amava, a rosa ficou coradinha e aceitou o namoro. Depois de um longo noivado e muitas promessas de fidelidade, a borboleta deixou sua amada rosa. Mas ó desgraça! A borboleta só voltou muito tempo depois.
- É isso que você chama fidelidade? – choramingou a rosa. – Faz séculos que você partiu, e além disso você passa o tempo de namoro com todos os tipos de flores. Vi quando você beijou dona Gerânio, vi quando você deu voltinhas na dona Margarida até que dona Abelha chegou e expulsou você... Pena que ela não lhe deu uma boa ferroada!
- Fidelidade!? – riu a borboleta. – Assim que me afastei, vi o senhor Vento beijando você. Depois você deu o maior escândalo com o senhor Zangão e ficou dando trela para todo besourinho que passava por aqui. E ainda vem me falar em fidelidade! 

Esopo.


Moral: 

Não espere fidelidade dos outros se não for fiel também.


Desenhar e colorir:

Desenhe rosas e borboletas nos espaços. 
Fonte da imagem:https://pixabay.com/pt/papiros-borboletas-leon-1340044/

quinta-feira, 5 de maio de 2016

O Lobo e as Ovelhas. Fábula de Esopo.

Fonte da Imagem:http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=69471&picture=lobo-em-po-pastel

Havia entre Lobos e as Ovelhas uma guerra antiga. As Ovelhas, ainda que fracas ajudadas pelos rafeiros (cães de guarda), sempre levavam o melhor. Certa vez os Lobos pediram paz, oferecendo como penhor seus filhotes, desde que as Ovelhas entregassem os rafeiros.
As Ovelhas, cansadas daquela guerra, aceitaram e as pazes foram feitas. Aconteceu que, estando presos, os filhos dos Lobos começaram a uivar continuamente.
Fonte da Imagem:http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=36006&picture=pascoa-ovelhas

Seus pais, ouvindo isso, correram a acudir afirmando que a paz estava quebrada e tornaram a fazer a guerra.
As Ovelhas bem que tentaram se defender, mas como sua principal força consistia nos cães de guarda (rafeiros), que haviam entregado aos Lobos, facilmente foram vencidas e devoradas.


Esopo.

Moral da história: 

Não confiar no inimigo, pois sendo ameaçado, ele não vai cumprir o prometido.

Perguntas:

Por que as ovelhas sempre levavam a melhor?

As ovelhas fizeram as pazes com os lobos? Como isto aconteceu?

Os lobos cumpriram a promessa? Por  quê? 


Para colorir:


Fonte da imagem:http://azcolorir.com/ovelha-para-pintar

As crianças podem também colar chumaços de algodão nas partes de lã da ovelhinha.