A REPRODUÇÃO DE FÁBULAS. Para os professores.



                 Estamos vivendo numa época em que muitos pais deixam toda a responsabilidade da educação dos seus filhos nas mãos dos professores. Evidentemente, isso é um grande erro; mas não nos cabe julgar.
                 A função educativa pode ser muito auxiliada com a reprodução de fábulas, na linguagem infantil. Ela ajuda desembaraçar a expressão oral e escrita do aluno, além de disciplinar-lhe a capacidade expositiva  e enriquecendo-lhe o vocabulário.
                 Como sabemos, as fábulas são contos antigos, atribuídos a Esopo, que foi o maior fabulista grego e viveu cerca de 600 anos  antes de de Cristo. Esses contos tem como personagens principais os animais, e isto desperta grande interesse nas crianças. Fabulistas que vieram depois como, La Fontaine e o nosso querido Monteiro Lobato, reproduziram-nas, em linguagem atualizada. Além disso, também criaram suas belas fábulas.
                 O professor deve sempre escolher um assunto interessante, oportuno, de acordo com a capacidade da classe;
                  Em seguida, deve fazer uma boa leitura, ou uma boa reprodução oral do assunto, para que os alunos possam compreendê-lo bem;
                  É importante conduzir a classe, de modo a fazer uma reprodução precisa, dentro de comentários completos, e focalizando as partes de mais interesse do enredo;
                  Fazer com que os alunos guardem a sequência lógica no trabalho escrito;
                  Fazer a leitura comentada de alguns trabalhos, e a correção coletiva; isso é importante para integrar os alunos, com um único objetivo.
                  Em se tratando de reprodução de fábulas o professor deve fazer com que os alunos compreendam bem:
                  - que  a característica principal da fábula é nela falarem os animais e coisas inanimadas, o que, na realidade, não acontece;
                  - que ela deve conter, sempre, uma conclusão moral;
                  - que as fábulas podem apresentar-se em verso, como por exemplo: "O lobo e o Cordeiro", O cão e o ladrão" " O macaco e a abelha", etc.
                  Depois de ter dado todas as explicações, o professor pode passar um tema, ou seja, a fábula que deverão reproduzir com suas palavras.
.
Senhor professor, lembre-se: você é um personagem que marcará a vida de cada um dos seus alunos. Mesmo aqueles que são mais rebeldes, na sua memória ficará gravada alguma coisa que levará para o seu mundo adulto. Portanto, sua responsabilidade é muito grande. Um mundo melhor, dependerá, necessariamente, do professor.
Nicéas Romeo Zanchett.






A lebre e a tartaruga.


Logo quando o sol nascia.
Com um brilho especial
Começava então o dia
Para o reino animal.

Um bom dia sonolento,
Os bichinhos desejavam,
E com passos muito lentos
Esticavam ... bocejavam ...

Sai de sua toca a lebre
Bem esperta e animada,
Como sempre muito alegre,
Cumprimenta a bicharada.

Avista então a tartaruga,
Bem tranquila a caminhar
E com ar de zombaria,
Começa então a debochar.

- Vejam só quem vem aí,
   Devagar quase parando,
   Para dar uma voltinha
   Leva quase todo o ano.

Tartaruga, quem diria
Já chegou desafiando ....
- Apostemos uma corrida
  Para ver quem sai ganhando!

A lebre sempre ágil,
Quase caiu pra trás
- Lenta desse jeito !!
Não me vencerá jamais !!

A raposa foi a juíza,
Deu o tiro de largada
E a lebre serelepe
Saiu logo em disparada

Tartaruga, muito lenta,
Dava um passo após o outro.
E a lebre bem distante
Para e descansa um pouco.

De repente um soninho
E um descanso maior,
Quando a lebre se deu conta
Havia acontecido o pior.

Tartaruga lá estava
Bem na linha de chegada
A lebre saltou e pulou ...
Mas ... nada !

A tartaruga venceu a parada
Pra alegria da bicharada.
Mais vale a responsabilidade,
Que a maior das habilidades.

dominio público.



Comentários

Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Declaração Universal dos Direitos da Criança.
CLIQUE NA IMAGEM PARA LER.

Assista a animação da música Aquarela, de Toquinho.

Assista a animação da música Aquarela, de Toquinho.
CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR.

ECOLOGIA PARA CRIANÇAS.

ECOLOGIA PARA CRIANÇAS.
CLIQUE NA IMAGEM PARA LER

LIVROS INFANTIS ILUSTRADOS ONLINE.

LIVROS INFANTIS ILUSTRADOS ONLINE.
CLIQUE NA IMAGEM PARA LER

Mozart para bebês.

Preservando a natureza.