Estamos vivendo numa época em
que muitos pais deixam toda a responsabilidade da educação dos seus filhos nas
mãos dos professores. Evidentemente, isso é um grande erro; mas não nos cabe
julgar.
A função educativa pode ser
muito auxiliada com a reprodução de fábulas, na linguagem infantil. Ela ajuda
desembaraçar a expressão oral e escrita do aluno, além de disciplinar-lhe a
capacidade expositiva e enriquecendo-lhe
o vocabulário.
Como sabemos, as fábulas são
contos antigos, atribuídos a Esopo, que foi o maior fabulista grego e viveu
cerca de 600 anos antes de de Cristo.
Esses contos tem como personagens principais os animais, e isto desperta grande
interesse nas crianças. Fabulistas que vieram depois como, La Fontaine e o
nosso querido Monteiro Lobato, reproduziram-nas, em linguagem atualizada. Além
disso, também criaram suas belas fábulas.
O professor deve sempre
escolher um assunto interessante, oportuno, de acordo com a capacidade da classe;
Em seguida, deve fazer uma
boa leitura, ou uma boa reprodução oral do assunto, para que os alunos possam
compreendê-lo bem;
É importante conduzir a
classe, de modo a fazer uma reprodução precisa, dentro de comentários
completos, e focalizando as partes de mais interesse do enredo;
Fazer com que os alunos
guardem a sequência lógica no trabalho escrito;
Fazer a leitura comentada de
alguns trabalhos, e a correção coletiva; isso é importante para integrar os
alunos, com um único objetivo.
Em se tratando de reprodução
de fábulas o professor deve fazer com que os alunos compreendam bem:
- que a característica principal da fábula é nela
falarem os animais e coisas inanimadas, o que, na realidade, não acontece;
- que ela deve conter,
sempre, uma conclusão moral;
- que as fábulas podem
apresentar-se em verso, como por exemplo: "O lobo e o Cordeiro", O
cão e o ladrão" " O macaco e a abelha", etc.
Depois de ter dado todas as
explicações, o professor pode passar um tema, ou seja, a fábula que deverão
reproduzir com suas palavras.
.
Senhor
professor, lembre-se: você é um personagem que marcará a vida de cada um dos
seus alunos. Mesmo aqueles que são mais rebeldes, na sua memória ficará gravada
alguma coisa que levará para o seu mundo adulto. Portanto, sua responsabilidade
é muito grande. Um mundo melhor, dependerá, necessariamente, do professor.
Nicéas
Romeo Zanchett.
A lebre e a tartaruga.
Logo quando o sol nascia.
Com um brilho especial
Começava então o dia
Para o reino animal.
Um bom dia sonolento,
Os bichinhos desejavam,
E com passos muito lentos
Esticavam ... bocejavam ...
Sai de sua toca a lebre
Bem esperta e animada,
Como sempre muito alegre,
Cumprimenta a bicharada.
Avista então a tartaruga,
Bem tranquila a caminhar
E com ar de zombaria,
Começa então a debochar.
- Vejam só quem vem aí,
Devagar quase
parando,
Para dar uma
voltinha
Leva quase todo o
ano.
Tartaruga, quem diria
Já chegou desafiando ....
- Apostemos uma corrida
Para ver quem sai
ganhando!
A lebre sempre ágil,
Quase caiu pra trás
- Lenta desse jeito !!
Não me vencerá jamais !!
A raposa foi a juíza,
Deu o tiro de largada
E a lebre serelepe
Saiu logo em disparada
Tartaruga, muito lenta,
Dava um passo após o outro.
E a lebre bem distante
Para e descansa um pouco.
De repente um soninho
E um descanso maior,
Quando a lebre se deu conta
Havia acontecido o pior.
Tartaruga lá estava
Bem na linha de chegada
A lebre saltou e pulou ...
Mas ... nada !
A tartaruga venceu a parada
Pra alegria da bicharada.
Mais vale a responsabilidade,
Que a maior das habilidades.
dominio público.
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