quarta-feira, 15 de julho de 2015

CINCO MINUTOS DE VALORES HUMANOS - AULA – 01 - Desculpar-se

O professor deve caminhar pela sala e esbarrar em algum objeto que está sobre a mesa de um aluno, derrubando o objeto no chão; seguir adiante como se não se importasse com o acontecido. Ao voltar deve fazer o mesmo com outro aluno, mas abaixar-se, apanhar o objeto e entregá-lo ao aluno, pedindo desculpas.
Em seguida, perguntar ao primeiro aluno o que sentiu ao ser tratado daquela maneira tão mal educada.
Perguntar ao segundo aluno o que sentiu ao receber o pedido de desculpas com a devolução do objeto derrubado.

Então, deu para perceber o quanto uma pessoa mal educada se torna desagradável, e o quanto uma pessoa educada é agradável?

Mas acontece que muitas pessoas pedem uma meia desculpa dizendo, por exemplo: “foi mal”.
Dizer “foi mal” apenas informa que a pessoa entende que não “foi bem”, mas isto não é exatamente um pedido de desculpas.
As pessoas que não pedem desculpas tornam-se desagradáveis e ficam conhecidas pela sua falta de educação. Já as pessoas educadas são bem vistas e bem-vindas em qualquer lugar.
Muitas pessoas procuram tornar-se populares de forma errada. Fazem-se agressivas para chamar a atenção e ser respeitadas. Só que, em vez de serem respeitadas, podem se tornar temidas, o que é bem diferente.
O respeito é um valor que conquistamos pelas nossas qualidades, nunca pela força.
Outros procuram se tornar populares exibindo o que acham que têm de bonito, o rosto, o corpo, os cabelos, as roupas... Ou ainda, objetos como celulares de última geração, e tantos outros que exaltam a vaidade.
Mas esse é um tipo falso de popularidade, porque não reflete a verdade interior dessas pessoas.
Uma pessoa só consegue o respeito e a admiração dos outros pelos seus valores verdadeiros, tais como a boa educação, a bondade, a honestidade, o esforço que faz para aprender, para se desenvolver profissionalmente, etc.
Quem é que admira um mal educado?

O professor deve incentivar respostas e convidar os alunos a passarem a usar o pedido de desculpas, sempre que de alguma forma incomodarem alguém.


Fonte: http://www.projetovaloreshumanos.com.br/?secao=planos_de_aula

2 comentários:

chica disse...

Ninguém aguenta, mesmo que crianças, quem não tem educação! bela aula! bjs, chica

soninha disse...

Excelente! Deus continue a te inspirar!! bjs