Todas as
manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar, e à tarde ficava em casa
escrevendo.
Certo dia,
caminhando na praia, ele viu um vulto que parecia dançar.
Ao chegar
perto, ele reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da
areia para, uma por uma, jogá-las novamente de volta ao oceano.
"Por
que está fazendo isso?"- perguntou o escritor.
“Você não
vê”! --explicou o jovem-- A maré está baixa e o sol está brilhando.
“Elas irão
secar e morrer se ficarem aqui na areia”.
O escritor
espantou-se.
“Meu jovem
existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora, e centenas de
milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia”.
Que
diferença faz?
Você joga
umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai perecer de qualquer forma.
O jovem
pegou mais uma estrela na praia, jogou de volta ao oceano e olhou para o
escritor.
"Para
essa aqui eu fiz a diferença".
Naquela
noite o escritor não conseguiu escrever, sequer dormir. Pela manhã, voltou à
praia, procurou o jovem, uniu-se a ele e, juntos, começaram a jogar
estrelas-do-mar de volta ao oceano.
Sejamos,
portanto, mais um dos que querem fazer do mundo um lugar melhor.
Sejamos a
diferença!
(autor
desconhecido)
Parábola
motivacional que deve ser usada de preferência para crianças na pré
adolescência, mas pode ser usada para maiores de sete anos, com uma explicação
e pedindo exemplos da vida deles, como exemplo, perguntar se ajudam colegas em
dificuldade, se cuidam da natureza não jogando lixo no chão etc. São imensas as
possibilidades de exemplos que podemos citar para que a criança entenda que
pode fazer a diferença com pequenos gestos na sua vida.
Explicar que
o planeta terra é como uma nave espacial que nos transporta no universo,
portanto é a nossa casa, e todos os habitantes do mundo nossa família
universal.
Somos todos
responsáveis por termos um mundo melhor.
Dinâmica
para os maiores:
Estudo do
Meio
Objetivos
1- Entrar em
contato com a realidade, através de seus múltiplos aspectos, de maneira
objetiva, ordenada e positiva.
2- Descobrir
aspectos particulares do meio, através de presquisa e reflexão.
3-
Compreender as causas de muitos fatos da vida individual e social.
4-
Sensibilizar para o dever de prestar serviço à comunidade.
5-
Incentivar o exercício da cidadania responsável.
Passos:
Planejamento:
- Como
conhecer nossa comunidade?
a)
Descobrindo a necessidades, os interesses, os problemas, as aspirações, as
possibilidades, os hábitos, os costumes, como as pessoas se relacionam, os
recursos que a comunidade oferece, etc...
b) Para
descobrir será necessário fazer visitas, observar, entrevistas, dialogar,
levantar dados.
Observação:
- Planejar
roteiros de visitas, entrevistas, observações, levantamentos.
- Formar
grupos
- Fazer
cronograma para realização das tarefas.
- Distribuir
as tarefas.
2-
Execução/VER
- Realização
das tarefas pelos grupos.
3-
Apresentação
Análise/Julgar
a)
confrontar os dados com a proposta de Jesus Cristo. (para ser usado por
evangelizadores ou quem segue o Cristianismo)
b) Verificar
o que não está de acordo.
Ação
a) Discutir
sobre o que precisa ser feito para melhorar o meio.
b) Ver os
recursos disponíveis
c) Projetar
a ação ou ações necessárias.
6- Celebrar
- Preparar
para iniciar a ação.
7- Realizar
o projeto
8- Avaliar e
celebrar os resultados.
Dinâmica
para os pequenos:
Dinâmica do
nó humano
OBJETIVOS:
Ajudar o grupo a compreender o processo vivido na solução de um determinadoproblema. Fazer com que o grupo aprenda a trabalhar em grupo, e aprenda a importância disso. Desenvolver a solidariedade e a força da união de grupos. Várias cabeças pensando sobre um mesmo problema ficamais fácil encontrar uma solução.
Ajudar o grupo a compreender o processo vivido na solução de um determinadoproblema. Fazer com que o grupo aprenda a trabalhar em grupo, e aprenda a importância disso. Desenvolver a solidariedade e a força da união de grupos. Várias cabeças pensando sobre um mesmo problema ficamais fácil encontrar uma solução.
PROCESSO:
Os
participantes formam um círculo e se dão as mãos. Cada um tem que memorizar a
pessoa que está do seu lado esquerdo e do seu lado direito. Após
estaobservação, o grupo terá que caminhar dentro do círculo. A um sinal todos
tem que parar no lugar que estão e procurar as pessoas que estavam no seu lado
direito e no lado esquerdo e darem as mãos (comono início). As pessoas não
podem mudar de lugar e nem trocar quem estava do seu lado. Depois disso, o
grupo tem que voltar a posição original do círculo feito no começo. Enfim,
partilha-se aexperiência vivenciada. Destacar as dificuldades, os sentimentos
experimentados no início, no momento do nó e ao final, após desatá-lo.
Apliquei
essa dinâmica com os pequenos e deu super certo.
As crianças
entenderam bem que todos precisamos uns dos outros.
Fiz com uma
variação usando um carretel de barbante, onde um participante começava
segurando uma ponta e jogando para outro até que todos estivessem com o
barbante na mão segurando firmemente. A seguir corta-se o barbante e as
crianças devem desatar o nó formado.
Temas abordados: cooperação, fazer a diferença para um mundo melhor, ajudar o próximo, cuidados com a natureza.
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