quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Atividades com Parlendas - Folclore.






Fonte: http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/search/label/Alfabeto%20com%20Parlenda

Idade sugerida: sete/oito anos.

Atividades: 

Dividir a turma em cinco grupos. Sortear uma parlenda para cada grupo. 
Dar o tempo para que leiam a parlenda e depois apresentem para os outros dividindo as falas de modo que todos do grupo leiam uma parte. 
O momento anterior à apresentação, que será de leitura de entendimento, será também para que aqueles que ainda apresentem alguma dificuldade de leitura possam acompanhar o grupo. 
O educador deverá atender a todos os grupos durante a preparação para a apresentação.
Podem também durante a leitura fazer um desenho da parte que gostaram mais da parlenda, e durante a apresentação podem utilizar o quadro com desenhos enquanto é feita a leitura, enfim, que a criatividade seja explorada ao máximo.

Outra coisa bem  legal que já fiz, foi uma vez que as crianças criaram uma historinha em grupo e depois prepararam a apresentação de teatro. Para os pequenos vale ler suas falas em tirinhas de papel, mas os meus decoraram facilmente. 
Na época eu estava evangelizando os 7/8 e combinei com a evangelizadora dos 5/6 um dia para irmos na turma dela para que os meus se apresentassem. 
Os meus ganharam em autoestima e capacidade de enfrentar desafios e os pequenos em ver crianças pouco maiores que eles fazendo uma atividade bem feita e de qualidade. Tenho certeza que aprenderam mais do que em uma aula normal.

Outras atividades:


Para a parlenda borboletinha, recortar borboletas e colar a base em cartolina exatamente como na imagem.

Nenhum comentário: