sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O homem, seu filho e o burro. Linda fábula de Esopo com comentários e atividades.

Um homem ia com o filho levar um burro para vender no mercado.
– O que você tem na cabeça para levar um burro estrada afora sem nada no lombo enquanto você se cansa? – disse um homem que passou por eles.
Ouvindo aquilo, o homem montou o filho no burro, e os três continuaram seu caminho
– Ô rapazinho preguiçoso, que vergonha deixar o seu pobre pai, um velho andar a pé enquanto vai montado! – disse outro homem com quem cruzaram.
O homem tirou o filho de cima do burro e montou ele mesmo. 
Passaram duas mulheres e uma disse para a outra:
– Olhe só que sujeito egoísta! Vai no burro e o filhinho a pé, coitado...
Ouvindo aquilo, o homem fez o menino montar no burro na frente dele. 
O primeiro viajante que apareceu na estrada perguntou ao homem:
– Esse burro é seu?
O homem disse que sim. O outro continuou:
– Pois não parece, pelo jeito como o senhor trata o bicho. Ora, o senhor é que devia carregar o burro em lugar de fazer com que ele carregasse duas pessoas.
Na mesma hora o homem amarrou as pernas do burro num pau, e lá se foram pai e filho aos tropeções carregando o animal para o mercado. 
Quando chegaram, todo mundo riu tanto que o homem, enfurecido, jogou o burro no rio, pegou o filho pelo braço e voltou para casa.

Moral: Quem quer agradar todo mundo no fim não agrada ninguém.

Esopo.



Você sabe o que se passa na cabeça dos outros?
Você pode afirmar como é a vida de todos os seus amigos ou pessoas que você nem conhece e que estão agindo diferentemente da maneira como você agiria?
Cada um de nós tem Deus no coração, portanto se ouvirmos nosso coração sempre tudo vai dar certo. 
Só que para ouvir seu coração você deve parar de se preocupar com a opinião das pessoas que nem te conhecem direito. 
Apenas a sua família pode dizer que te conhece melhor, ainda assim os pais não são perfeitos, você deve obedecer e respeitar, porque eles sabem o que é melhor para você, mas converse sempre com eles. Seus pais não podem adivinhar o que se passa no seu coração. Com uma boa conversa tudo se resolve.
Como você acha que o homem deveria reagir perante as críticas ao seu comportamento?
Você faria igual a ele?
Perguntar se já passaram alguma situação na vida em que se sentiram como o homem da historinha e nada do que fizessem parecia agradar aos outros?
Se quiserem, cada um poderá trazer alguma coisa que gostaria de fazer mas não faz por medo da opinião alheia. Com a opinião do grupo e a coordenação do educador, analisar cada caso para concluir se realmente seria uma atitude inadequada ou apenas fora das regras estabelecidas mas que não prejudicaria ninguém. 

 Como Ouvir o Coração.

Conhecer a si mesmo, se encontrar, descobrir seus desejos, suas tristezas, suas alegrias, seus propósitos, suas dificuldades, suas fraquezas, seus medos, seu poder, suas emoções e tantas coisas mais!
Que coisa mais íntima, mais de dentro da gente - ouvir o nosso próprio CORAÇÃO!
O início desse processo de auto-conhecimento pode ser um pouco doído, pois certamente iremos descobrir um lado dentro de nós que não nos agrada, um lado que sempre foi mais cômodo deixar esquecido. Mas é exatamente este lado nosso que precisa ser visto com seriedade, coragem e muita verdade, para que possamos melhorar.
Não podemos esquecer que a verdadeira felicidade é fruto de estarmos satisfeitos com nossos pensamentos e atitudes. É podermos dormir em paz, fazendo do nosso travesseiro um grande amigo que nos dá aconchego e conforto.
O nosso coração é sábio! Nele está contido tudo que é realmente importante para a nossa vida! E é justamente por isso que precisamos aprender a ouví-lo, perceber suas batidas mais fortes, notar quando parece que está apertado, quando a impressão é que vai explodir e, às vezes até a dor física.
As verdades do coração estão intimamente ligadas com a paz interior - FELICIDADE MAIOR. Portanto, os caminhos que devemos seguir, passam a ser percebidos com mais clareza se estivermos atentos para perceber o que o nosso coração fala, porque ele fala, não com palavras, mas com SENSAÇÕES!
As dificuldades de seguir os caminhos do coração são criadas por nós mesmos, com nossos medos, nossas barreiras e, principalmente por nos preocuparmos com a opinião dos outros. Todas estas dificuldades são alimentadas por uma desordem no pensamento que acaba deixando para um segundo plano, o nosso DOM SUPREMO que é o AMOR, cuja moradia é o coração.
É necessário que o ser humano comece a reverter estes pensamentos que apenas objetivam levar vantagem em tudo ou então estar integrado com a sociedade. Esse processo acontece primeiramente dentro de si para depois, poder ser colocado em prática, mostrando ao mundo seu verdadeiro ser. Estar integrado consigo mesmo é que trás a verdadeira felicidade!

E a nossa maior missão é ser feliz! 
http://metaforas.com.br/o-homem-seu-filho-e-o-burro 
Atividade:


As crianças recortam os dois corações utilizando um modelo. No coração à esquerda escrever a parte da história que mais gostou ou achou interessante e no lado direito ilustrar o que escreveu.

18 comentários:

Unknown disse...

Olá venho da agenda dos blos,nossa linda fabula realmente nao conseguimos agradar a todos ,que Deus te abençoe e te capacite sempre bjs se poder visite o meu blog http://janefloresbelas.blogspot.com.br/

Maria José disse...

Belíssima postagem amiga!com certeza por mais que se faça nunca agrada a todos,mas devemos fazer nossa parte para termos uma consiencia tranquila.amei a Historinha.Bjss!!http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

Lucimar da Silva Moreira disse...

Não podemos agradar os outros, temos que fazer o que é certo, excelente reflexão, adorei a atividade e. Um ótimo exercícios para a. Criança, beijos.

tania M disse...

A verdade é que devemos sempre procurar agradar primeiro a Deus,porque as pessoas adoram julgar,em cada esquina encontramos alguém que acha que em nosso lugar faria melhor,a dica é focar em Deus,seguir em frente com amor e paz no coração.jus
www.fuxikitosecia.com.br

Rúbia Kenes disse...

Maravilhosa postagem! amei amada Jeannezinha é verdade quem quer agradar todo munda no final não agrada ninguém né! sabe amadinha temos que agradar a Deus! não é fácil agradar as pessoas! o melhor e seguir em frente com muito amor e paz! amei a historinha! sabe amadinha eu estou copiando todas historinha sua para contar para meus netos! beijinhossssssssss

http://rubiaartes.blogspot.com.br

Ana Laura disse...

Ótima fábula! Já conhecia... e temos que fazer aquilo que nosso coração manda... aquilo que parece certo pra mim pode não ser pra você... Bjs

pedacinhos de retalhos eliane disse...

Com certeza agradar a Deus sobre todos os outros , pois é ele que nos ama acima de tudo,e as pessoas esperam na primeira oportunidade nos julgar pelo nosso erro e não pelas nossas qualidades, bjs amei
PEDACINHOS DE RETALHOS

Unknown disse...

Olá jeanne interessante essa história e é verdd a gente não deve fazer as coisas pra agradar ninguém devemos fazer aquilo que nos convém a fazer.bjss

Karina Padilha disse...

Adorei a postagem.. a vida é assim mesmo, nada q a gente faz p as pessoas ninguém esta satisfeito.. Amei a estorinha.. bjs e ssucesso
www.karinapadilha.blogspot.com.br

Commaosdeseda By Midian.L.S.F disse...

Ninguém consegue agradar a gregos e troiando rsrsrsrsr, isso é um coisa na qual não me preocupo muito, só preciso ser gentil com elas, não preciso obedecer a eles quanto ao agradar. Até o bom amigo é aquele que não passa sempre a mão na nossa cabeça :).. Muito bom o texto.
✡✡Blog: Atellier Com Mãos de seda ✡✡
✡✡Fan Page do Blog✡✡
✡✡Participem de nosso Grupo✡✡

Unknown disse...

Ótima reflexão!
A mais pura verdade, você não tem que agradar os outros e sim fazer as coisas certas para vc!

Célia Lima disse...

oi amiga,linda postagem!
Com certeza que é impossível agradar a todo mundo.
Na verdade nem Cristo agradou,o que precisamos é fazer a nossa parte,para um Brasil e futuro melhor.
Sim porque agente colhe o que planta.
Bjsss

Unknown disse...

Bela postagem.. Deus em primeiro lugar sempre!!

www.fikesperta.com

melaine negreli disse...

que linda mensagem ,puxa saco nao ta com nada srsr adorei

QUALIDADE DE VIDA disse...

Achei muito bacana o livro, a historinha, os desenhos, mais se eu fosse fazer tudo que meu coração me dizia, eu estaria frita rsrs, nosso coração muitas vezes é enganoso, é biblico isso, mas enfim, cada um segue o seu entendimento. bjs

Thally disse...

Não devemos fazer nada pra agradar os outros e sim temos que fazer o que é certo, o que a gente gosta sem deixar se influenciar por nada

Unknown disse...

Pois é nunca conseguimos agradar a todos.
Adorei o Post!

bjúús

Jully Couti disse...

Nunca conseguimos agradar a todos e nem devemos
Adorei o Post!

bjúús