A ansiedade,
a pressa, a agitação travam e impedem nosso crescimento interno. O
amadurecimento interior exige calma. Poucas pessoas hoje dedicam uma parcela do
seu dia para tentar olhar para si mesmas com tranquilidade. Por isso os
plácidos, os serenos e os iluminados são tão raros. Queremos tudo rápido, não
temos tempo a perder. E nem nos damos conta na tremenda imaturidade de tudo
isto. Na nossa tremenda ânsia, não queremos viver o processo, queremos chegar
aos resultados. A pressa é contrária ao movimento da alma.
A alma diz:
"Não apresse o rio; ele contorna seus próprios obstáculos no tempo certo -
o tempo do espírito".
Este conto
define bem este processo:
Certa vez,
um discípulo ansioso por obter rapidamente a auto realização, foi ao seu mestre
e pediu fervorosamente:
- Eu estou
ansioso para entender seus ensinamentos e atingir a Iluminação! Quanto tempo
vai demorar para eu obter esse prêmio e dominar o conhecimento que leva à
libertação?
O mestre
olhou para ele e calmamente respondeu:
- Uns dez
anos...
Impaciente,
sem acreditar no que tinha ouvido, o estudante completou:
- Mas eu
quero entender todos os segredos mais rápido do que isto! Dez anos é muito
tempo! Vou praticar todos os dias, estudar e decorar todos os sutras! Por favor,
responda-me: caso eu trabalhe duro dez ou mais horas por dia, em quanto tempo
chegarei ao objetivo?
O mestre
pensou um pouco e disse suavemente:
- Vinte
anos.
Tema:
paciência e persistência, olhar a vida como um todo. Historinha para os maiores
de 10 anos.
Moral da
historia:
como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição.
Não dê a
moral da história pronta, fazer com que pensem, podem até debater o assunto
entre si.
Caso não
consigam, então diga a moral perguntando por que é assim e se eles lembram
alguma situação da vida em que fizeram os trabalhos de aula correndo e não
tiraram boas notas, por exemplo.
Atividade:
Formar dois
ou mais grupos que vão conversar sobre a história debatendo a citação:
“A
pressa é contrária ao movimento da alma. A alma diz: "Não apresse o rio;
ele contorna seus próprios obstáculos no tempo certo - o tempo do
espírito".
Depois o líder
de cada grupo expõe suas conclusões que serão debatidas por todos com o auxílio
do orientador.
Dinâmica:
teatro
mudo com gesticulações.
Propor uma
situação do cotidiano das crianças, como por exemplo, acordar e se preparar
para a escola.
Cada grupo
terá um tempo para realizar o proposto, como escovar os dentes, lavar o rosto,
tomar o café e pegar a mochila que deve estar preparada desde o dia anterior.
Para uns dê
5 minutos e para outros de 10 a 15 minutos.
Ao final
eles perceberão que quem realizou as atividades com mais tempo, fez melhor e
sem esquecer nada.
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