sábado, 14 de maio de 2016

O diamante.

Fonte da imagem:http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=119122&picture=prata-radha-krishna-idol

O Hindu chegou aos arredores de certa aldeia e aí se sentou para dormir debaixo de uma árvore. Chega correndo, então, um habitante daquela aldeia e diz, quase sem fôlego:
-Aquela pedra! Eu quero aquela pedra.
-Mas que pedra? Pergunta-lhe o Hindu.
-Ontem à noite, eu vi meu Senhor Shiva e, num sonho, ele disse que eu viesse aos arredores da cidade, ao pôr-do-sol; aí devia estar o Hindu que me daria uma pedra muito grande e preciosa que me faria rico para sempre.
Então, o Hindu mexeu na sua trouxa e tirou a pedra e foi dizendo: - Provavelmente é desta que ele lhe falou; encontrei-a num trilho da floresta, alguns dias atrás; podes levá-la! E assim falando, ofereceu-lhe a pedra.
O homem olhou maravilhado para a pedra. Era um diamante e, talvez, o maior jamais visto no mundo.
Pegou, pois, o diamante e foi-se embora. Mas, quando veio a noite, ele virava de um lado para o outro em sua cama sem conseguir dormir. Então, rompendo o dia, foi ver novamente o Hindu e o despertou dizendo:
-Eu quero que me dê essa riqueza que lhe tornou possível desfazer-se de um diamante tão grande assim tão facilmente!

Anthony de Mello, S.J., 1982, Lonavia, Índia O canto do pássaro, Edição Loyola, São Paulo, Brasil, 1992.


Moral da história: 

mais importante que os tesouros da terra são os tesouros da alma.
Apenas uma pessoa muito rica de bons valores e princípios tem a grandeza de se desfazer de um bem terreno de tanto valor.

Perguntas:

Você faria o que o Hindu fez? Sim? Não? Por quê?

Você acha que o que você recebe dos seus pais é mais material ou espiritual? Assim sendo, você trocaria seus brinquedos por mais amor e atenção?

Vale a pena ganhar muitos brinquedos e jogos e não ter atenção e amor dos pais?

Mateus 6.

Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem podem destruir, e onde os ladrões não arrombam e roubam. Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração.

Explicar que é uma citação da bíblia, mas que podemos incorporar em nossa vida. Explicar que os tesouros do céu são as boas ações que praticamos e o bem que trazemos no coração.
O coração estará junto aos tesouros – bondade, amor, carinho, etc. - porque são tesouros que vem do nosso coração, e não podemos comprar nem vender.

Atividade:


À esquerda no coração escreva teus tesouros. E à direita represente o que escreveste com um desenho.

Exemplos de tesouros da alma: amar ao próximo, fazer o bem, respeitar os pais e mais velhos, etc. As crianças irão dando exemplos do que praticam na evolução espiritual.

Nenhum comentário: