terça-feira, 28 de junho de 2016

O Galo de Briga e a Águia. Linda fábula de Esopo.


Fonte da imagem: http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=89710&picture=galo


Não existe superioridade, mas apenas uma ilusória, aparente, e temporária vantagem...
Dois galos estavam disputando em feroz luta, o direito de comandar o galinheiro de uma chácara. Por fim, um põe o outro para correr e é autoproclamado o vencedor.
O Galo derrotado afastou-se e foi se recolher num canto sossegado do galinheiro.
O vencedor, ao contrário, tomado de orgulho e vaidade, voando até o alto de um muro, bateu as asas e exultante cantou com toda sua força.
Uma Águia, que pairava ali perto em busca de alimento, lançou-se sobre ele e com um golpe certeiro levou-o preso em suas poderosas garras.
O Galo derrotado saiu do seu canto, e daí em diante reinou absoluto livre de concorrência.

Moral da História:

Quem se orgulha de uma conquista e humilha o seu adversário, mais cedo ou mais tarde vai sofrer as consequências dos seus atos.

Conversando sobre a história:

Tudo é passageiro na vida, posições de aparente superioridade não devem subir à cabeça e impedir que o que importa seja cultivado: as amizades sinceras.
O fato que aconteceu na nossa fábula de hoje, acontece com os seres humanos. É devido à arrogância e a uma aparente superioridade de uns sobre outros que a violência e a desigualdade social ainda imperam na nossa sociedade. Todos devem ser respeitados e tratados com educação.
Deus ama a todos os seus filhos de igual maneira.

Atividade:

Escreva uma pequena historinha sobre o assunto da fábula, mas faça um final diferente, onde o vencedor respeite o vencido.

Depois faça um desenho bem bonito.

Nenhum comentário: