quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Rei Midas - Mitologia Grega. Tema: ambição.

Imagem google.

Midas era um rei, filho de Górdio, um camponês que foi feito rei pelo povo. Certa vez, o mestre e pai de criação do deus Baco, Sileno embriagou-se e se perdeu, foi encontrado pelo rei Midas que o tratou muito bem, oferecendo banquetes e cuidando dele. Baco resolveu presentear Midas, oferecendo a ele a oportunidade de escolher uma recompensa.
O que Midas escolheu foi o poder de transformar tudo que ele tocava em ouro, assim, seu pedido foi atendido, porém Sileno ficou um pouco contrariado pois achou uma péssima escolha. Midas foi feliz, transformando tudo em ouro e riquezas, até o momento em que ele percebeu que não podia mais comer, pois toda comida e bebida que ele pegava ou engolia se transformava em ouro.
Midas passou a odiar seu poder e pediu a Baco para livrá-lo daquela situação. Baco atendeu ao pedido e disse para Midas se lavar em um riacho e assim, acabar com o seu poder. Midas então se livrou daquilo e passou a ser um camponês, a odiar as riquezas e a adorar o deus Pã.
Certa vez, Pã desafiou Apolo para uma disputa, queriam ver quem produzia a melhor música, e para isso, chamaram o deus Tmolo para julgar. Apolo venceu a disputa com a aprovação de todos, menos a de Midas, que apoiava o deus Pã, assim, Apolo puniu a Midas colocando nele orelhas de asno.

Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/midas.htm

Conversando sobre o texto:
Tema do texto: ambição, cobiça.
Midas já era um rei, portanto não precisava de nada que fosse material, porque você acha que ele aceitou a oferta de Baco?
Você acha que foi melhor para ele o poder de transformar tudo em ouro? Por que?
Depois que conseguiu o que tinha pedido o que aconteceu com o Rei Midas?

Jesus deixou um lindo ensinamento sobre a simplicidade:
Olhai os Lírios do Campo que não trabalham e nem fiam e no entanto, nem Salomão em toda a sua glória jamais se vestiu como um deles.
Olhai as aves do céu que não plantam e nem semeiam mas Deus as alimenta e as veste, quanto mais não há de alimentar a vós homens de pouca fé?
Jesus Cristo.

Lembrar que hábitos simples e consumo consciente, além de favorecer a vida espiritual, ajudam a natureza e os animais que às vezes são vítimas do lixo acumulado  pelos homens por consumirem sem cuidados.

Nenhum comentário: