terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Leilão de jardim - Cecília Meireles



Quem me compra um jardim com flores?

Borboletas de muitas cores,

lavadeiras e passarinhos,

ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?

Quem me compra um raio de sol?

Um lagarto entre o muro e a hera,

uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?

E este sapo, que é jardineiro?

E a cigarra e a sua canção?

E o grilinho dentro do chão?

(Este é o meu leilão.)

Esse é um dos poemas mais famosos para crianças escrito por Cecília Meireles. A escritora exibe a natureza com simplicidade, mas apresenta os elementos de maneira fantasiosa e criativa.

Ela utiliza como recurso didático a repetição, a rima e a descrição, construindo um poema que estimula a imaginação e cativa crianças e adultos.

2 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Uma publicação bem interessante :))
.
Quero, e vou recomeçar esta trilha
Beijos e abraços. Feliz 2024.

Teresa disse...

Muy bonito. Besos.