domingo, 7 de janeiro de 2024

O sapateiro e os duendes.

Imagem internet.
 

Há muito tempo, morava em um lugar distante um humilde sapateiro. Ele era mesmo muito pobre e só tinha o dinheiro necessário para fazer um par de sapatos.

Não sei o que acontecerá conosco se eu não encontrar um bom comprador ou se a nossa sorte mudar – disse ele à esposa.

Assim, cortou e preparou o couro que comprou com a intenção de terminar o trabalho no dia seguinte, pois já estava muito cansado. No dia seguinte o sapateiro se preparava para começar a jornada de trabalho quando viu sobre a mesa de trabalho dois lindos sapatos acabados. Foram costurados com tanto cuidado, com pontos tão perfeitos, que o pobre homem não conseguia acreditar no que via.

Eram tão bonitos que, quando uma pessoa passou e viu os sapatos pela janela, pagou mais do que o preço real para comprá-los. O sapateiro ficou muito feliz e disse à esposa: – Com esse dinheiro vou conseguir comprar couro suficiente para fazer dois pares. Como no dia anterior, ele cortou os moldes e os deixou prontos para terminar no dia seguinte.

Novamente o milagre se repetiu, e pela manhã havia quatro sapatos, costurados e acabados, em sua bancada. Também desta vez havia clientes dispostos a pagar grandes valores altos pelo trabalho excelente.

Outra noite e outra, sempre acontecia a mesma coisa: todo o couro cortado que o sapateiro deixava em sua oficina, virava no dia seguinte um lindo calçado.

O tempo passou, os sapatos do homem ficaram famosos na região e nunca lhe faltou clientes nem comida na sua mesa.

O Natal já se aproximava, quando ele comentou com a esposa: – O que você acha se nos escondermos esta noite para descobrir quem está nos ajudando assim? Ela achou uma boa ideia e eles esperaram, agachados atrás de um móvel, que alguém chegasse.

O relógio marcava meia-noite quando dois duendes apareceram e começaram a costurar. A agulha correu e a linha voou e num piscar de olhos terminaram todo o trabalho. Num salto eles desapareceram e deixaram o sapateiro e sua esposa estupefatos.

– Você notou que esses homenzinhos que vieram estavam nus? Poderíamos fazer roupinhas para eles, para não ficarem com frio. – Disse a mulher. Ele concordou com a esposa e no dia seguinte deixaram as roupas sobre a mesa em vez dos padrões de couro, e à noite ficavam atrás dos móveis para ver como os duendes reagiriam.

Doze sinos tocaram e os pequenos duendes apareceram. Quando pularam na mesa ficaram maravilhados ao ver os ternos, ainda mais quando verificaram que eram do seu tamanho. Vestiram-se e cantaram: - Agora somos dois jovens bonitos e elegantes! Por que continuar sendo sapateiros como antes? E assim como vieram, partiram. Pulando e saltando, eles desapareceram.

O sapateiro e sua esposa ficaram satisfeitos ao ver os elfos felizes. E embora, como haviam anunciado, não voltassem mais, nunca foram esquecidos, pois nunca faltou trabalho, comida ou qualquer outra coisa na casa do sapateiro.

.

Irmãos Grimm.


Moral da história: solidariedade, ajudar quem ajudou.

Fonte: https://www.culturagenial.com/historias-para-dormir/ 

2 comentários:

Teresa disse...

Muy bonito, me gustó mucho. Besos.

Parapeito disse...

Uma bonita mensagem .
Não esquecer quem nos ajuda e retribuir.
Gostei muito .
Abraço**