segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Dinâmicas para Dia das Crianças - Chupando balas.

Fonte da imagem:https://pixabay.com/pt/doces-tratar-produtos-de-confeitaria-818864/

"As dinâmicas de grupo para crianças são atividades que quando bem empregadas produzem resultados muito positivos estimulando o relacionamento interpessoal e desenvolvendo competências que ao longo da vida serão aperfeiçoadas." (Luis Alves)

Essa dinâmica divertida para o dia crianças e jovens tem por objetivo  estimular o Trabalho em Equipe, Raciocínio lógico e o relacionamento interpessoal fazendo com que os participantes entendam a importância de pedir ajuda a seus amigos ou se oferecerem na hora de solucionar um problema.

Materiais:  

Uma bandeja e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeja. No caso de crianças pequenas é importante utilizar balas que sejam moles e que possam ser mastigadas para evitar o perigo de engasgar com balas duras.

Número de participantes e tempo estimado: 2 a 30 participantes. 30 minutos
Como fazer a brincadeira com as crianças:

1. O coordenador da atividade deve formar círculo, diga então as crianças: “vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca.” É natural que os participantes fiquem agitados e demorem um pouco para entenderem a solução do problema, dependendo da idade das crianças o professor ou coordenador deverá dar dicas, do tipo, vocês não podem usar as suas mãos, enfatizar para que entendam que se outra pessoa utilizar as mãos para desembrulhar e colocar a bala na boca estará tudo certo.

2. Essa é uma dinâmica muito divertida e o coordenador deve dar tempo para que as crianças entendam por si só a solução para o problema, uma dica é colocar a bandeja com as balas no chão, muitos participantes tentarão pegar as balas com a boca e descascar com os dentes, é muito engraçado como as crianças vão encontrando soluções.


3. Depois que as crianças encontram a solução para o problema o coordenador deverá deixar que chupem as balas e se relacionem entre si, no final da brincadeira deverá falar sobre a importância de analisar o problema e pedir ajuda para um amigo ou alguém que esteja próximo para nos ajudar.

Fonte:http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-para-criancas-atividades-para-criancas-divertidas-para-grupos.php 

Um comentário:

Maria Teresa Valente disse...

Jeanne, suas dinâmicas são especiais,
agradeço e desejo que tenha uma feliz
e abençoada semana, abraços carinhosos
Maria Teresa