quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O AVÔ E O NETINHO.

Fonte da imagem:http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=108005&picture=ice-creme-loja-mural

Bastante velho já, fatigado por uma longa existência de trabalhos e canseiras, exausto de forças e doente de velhice – porque a velhice é, também, uma doença – estava tio Benedito, o bom e estimado velhote tio Benedito: oitenta anos pesavam-lhe à costas, como um grande fardo que ele a custo carregasse.
Na sua mocidade, e mesmo durante parte da velhice, ninguém trabalhara mais que ele, honesto sempre, mourejando, dia e noite, para sustento de sua família.
Não podendo fazer serviço algum, alquebrado pela idade, veio morar em casa de Augusto, seu filho mais moço, já com um filhinho de três para quatro anos, o pequenino e interessante Luís, vivo e esperto como poucos.
Velho e enfermo, qual estava, tio Benedito como que volvera à primeira infância; e, por isso, eram precisos inúmeros cuidados com ele, que mal se sustinha sozinho, trêmulo, muito trêmulo, quase sem poder andar.
Quando se sentava à mesa, para o almoço e para o jantar, derramava sopa na toalha, quebrava pratos e copos, com as mãos fracas, como uma criança arteira e estouvada.
Augusto, e sua mulher, Henriqueta, aturavam-no com dificuldade, zangados, contrariados, aborrecidos principalmente com o prejuízo diário que o pai lhes dava.
Afinal, não podendo mais suportar o velho, resolveram comprar uma cuia; e às horas das refeições sentavam-no no chão, perto da mesa dando-lhes a comida naquela tosca vasilha.
Quando Luisinho, o pequenino, viu que o avô não se sentava mais à mesa, ficou triste, mas não disse palavra. Estranhou aquilo porque a sua almazinha desabrochava formosamente para o bem; e se não manifestou a sua impressão, foi por supor que assim se fazia sempre com os velhinhos, que não se sentavam à mesa, nem comiam em pratos, como os outros.
O pequeno Luís era o único que verdadeiramente estimava o ancião, próximos entre si aquela primavera e aquele inverno, aquela criança e aquele velho, ambos na infância, ambos no crepúsculo da vida.
Dias depois, Augusto e Henriqueta viram o filho entretido a brincar com alguns pedaços de tábuas, um martelo e pregos, como não tinha por costume fazer.
A mãe, estranhando aquilo, perguntou:
– Que estás fazendo aí, Luisinho?
– Estou fazendo um prato, para dar de comer a papai e mamãe, quando eu for grande, e eles já estiverem velhinhos como vovô, respondeu ingenuamente a criança.
Henriqueta e Augusto entreolharam-se confusos, vexados e arrependidos da sua ingratidão, e de novo trouxeram o pai para se sentar à mesa, em sua companhia.
Desde então, trataram-no com todo o respeito, o desvelo e a consideração que os filhos devem aos pais.



HISTÓRIAS DA AVOZINHA - Figueiredo Pimentel. 

Importância dos mais velhos na família. Lembrar que os avós têm experiência e devem ser respeitados na velhice por tudo o que fizeram pelos filhos.
Respeito aos mais velhos. dar lugar nos ônibus, não passar correndo na rua esbarrando nos idosos, lembrar que eles têm dificuldades para caminhar.
Todos vamos envelhecer, é um processo natural da vida.
Perguntar como eles tratam seus avós. 
Você está valorizando seus avós como eles merecem?


Tema: família, respeito e amor aos avós, respeito aos mais velhos.

Um comentário:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Jeanne
Um post tão terno e encantou-me passar por aqui e ler saboreando...
Bjm fraterno