domingo, 25 de outubro de 2015

Um velho carvalho. Uma meditação e uma lição de vida para crianças.

Fonte da imagem:https://pixabay.com/pt/%C3%A1rvore-carvalho-velho-carvalho-893273/

Fecha os olhos e respira profundamente, inspira e expira, inspira e expira. Ouve o som do suspirar e do sussurrar da tua respiração. É um som como o vento a assobiar por entre as folhas de uma árvore. Agora pega na tua lanterna mágica e segue pelo Caminho Encantado. Onde irá levar-te esta noite?
O murmúrio fica cada vez mais alto e encontras-te junto à base de um enorme e velho carvalho. Mas as folhas que esvoaçam ao vento não estão na árvore. Estão no chão, à tua volta, secas e castanhas, avançam e recuam, dançam e caem. Ali, de pé, com a árvore despida, começas a desejar que fosse primavera e não o princípio do inverno.
A árvore é antiga — tem mais de quinhentos anos. Balança suavemente ao vento e tu ouves com atenção. Sim, parece mesmo estar a segredar-te algo.
— Repara na linda forma dos meus ramos — murmura. — Olha para o lindo desenho rendilhado que fazem os meus ramos com o céu em fundo.
Encostas-te, descontraído, ao grande tronco da árvore cheio de nós e sentes-te seguro e feliz.
Abres os olhos. Tudo mudou. A árvore está coberta de folhas brilhantes. Voam pássaros pelos ramos, o sol reluz por todo o lado, criando sombras que se movem, ligeiras, à tua volta. O mundo parece agora tão brilhante e movimentado que quase desejas que a espessa folhagem do verão te venha proteger deste sol ofuscante. Novamente, parece que a árvore te sussurra:
— Olha para a vida nova que há nos meus ramos — as folhas abrem e os pássaros saem dos ovos. Com toda esta atividade, começas a sentir-te cansado e as tuas pálpebras começam a fechar-se. Quando voltas a abrir os olhos, estás debaixo de uma sombra verde e fresca. Tudo é verde. Mas assim que começas a querer mais cores, a antiga árvore volta a segredar-te.
— Sentes esta paz? Deixa-te estar, relaxa e espera que as sementes amadureçam.
O calor do sol do verão faz-te adormecer rapidamente.
Agora o vento volta a soprar por entre as folhas. Desta vez silva e uiva. Bem acordado, começas por pensar que a árvore está a arder! Tem as cores do fogo — vermelho dourado e cobre — e balança como um navio numa tempestade. Caem a teus pés bolotas maduras. Pegas numa e observa-la de perto. Podia ser um pequenino ovo dourado numa taça para ovos. Não precisas que a árvore te diga agora como tudo está bonito — podes ver por ti mesmo. Mas voltas a ouvir o sussurro.
— Todas as estações são maravilhosas — diz a árvore. — Aproveita cada uma delas. Leva a bolota e planta-a. Sê paciente, porque levará muitas primaveras e verões, outonos e invernos até se tornar uma árvore grande como eu.
Agora, visualiza-te a plantar a bolota. Achas que a tua árvore vai viver quinhentos anos?
Fonte da imagem:https://pixabay.com/pt/%C3%A1rvore-esta%C3%A7%C3%B5es-do-ano-primavera-776932/


Afirmações.

Procura o melhor no que te rodeia. Geralmente, há algo que te satisfaz. Não desejes sempre algo diferente daquilo que tens.
Se fores paciente, notarás mudanças incríveis na Natureza, que acontecem muito lentamente.
Se plantares agora uma semente estás a fazer algo para o futuro.
Há uma máxima que diz que “A idade traz a sabedoria”, o que significa que quanto mais cresceres mais sábio irás ficar.

Anne Civardi, Joyce Dunbar, Kate Pety, Louisa Somerville
Dorme Bem.



Som de relaxamento com água e pássaros para acompanhar a leitura da meditação.


Temas: 

amor à natureza, ecologia, estações do ano, tudo tem seu tempo, paciência, saber semear e cuidar para ter uma boa colheita.



Reflexão do texto: 

— Todas as estações são maravilhosas — diz a árvore. — Aproveita cada uma delas. Leva a bolota e planta-a. Sê paciente, porque levará muitas primaveras e verões, outonos e invernos até se tornar uma árvore grande como eu.
Agora, visualiza-te a plantar a bolota. Achas que a tua árvore vai viver quinhentos anos?

Colhemos o que semeamos. Para colher bons frutos e sermos felizes, precisamos fazer o bem e ajudar o próximo. 
Só você pode modificar tua vida com tuas atitudes, portanto procura ser sempre melhor para ter dos outros boas atitudes, porque a gente semeia o que colhe.

Cuida dos teus pensamentos e ajuda de acordo com as tuas possibilidades, seja em casa, na escola, no bairro. com o esforço de cada um a sociedade será melhor.

Um comentário:

Anônimo disse...

texto muto claro e fácil de absorver, palavras para meditar sob uma árvore,ou viajar para um mundo escondido dentro de cada um de nós...