sábado, 7 de novembro de 2015

Os tipos de família nos contos de fadas e a identificação da criança com a sua família.

Fonte da imagem:http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=139332&picture=a-vara-da-familia

O tema que trago hoje é muito delicado e como tal deve ser abordado de forma natural e divertida, de forma que todas as crianças fiquem à vontade. Não espere as apresentações dos dias dos pais ou das mães, ou as festas de final de ano que contarão com a presença dos pais para falar a respeito, ou deixar muitas crianças constrangidas. Apesar de toda a evolução, noto e sei que o modelo familiar exposto nas escolas é o tradicional, pai, mãe e um filho ou mais. A ideia é mostrar sempre que existem vários tipos de família e que o importante é o amor e o respeito. 
Assisti a um programa Saia Justa onde uma das integrantes falou que a filha fica constrangida nas festas da escola porque não tem o pai em casa e o modelo adotado é sempre o tradicional, como citei acima. Isto não pode mais ser admitido em pleno século XXI, até porque as crianças não têm culpa das escolhas dos pais. 
Claro que ninguém vai partir para o outro extremo e pretender derrubar os valores até então considerados os únicos possíveis, mas de forma delicada e com muito cuidado mostrar que o mundo mudou e está mudando e com isto as famílias também mudaram. 
Muito cuidado com a abordagem, sempre pode aparecer um pai ou mãe que não entendeu direito a proposta. 
O tema deve ser abordado conforme a idade da criança e sua capacidade de entendimento, nunca antecipar assuntos que a criança ainda não tem maturidade de entender. Os casamentos homo afetivos por exemplo, só para os maiores.



Objetivos:

identificar diferentes tipos de família através da contação de histórias;
relacionar os diferentes tipos de família apresentados com formatos familiares da atualidade;
compreender a família como primeiro espaço de convivência;
construir coletivamente texto de imagens com as informações apreendidas e
iniciar a compreensão do uso da legenda.

Conteúdos

Contos de fadas
A família
Comparação de formações familiares
Produção textual
Uso da legenda

Materiais utilizados

Livros com os seguintes contos de fadas: o patinho feio, Branca de Neve, João e Maria, Cinderela, a bela adormecida, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel. Papel Madeira (pardo), hidrocor, lápis de cor e giz de cera.

1ª etapa:

1- Professor (a), leia antes todos os livros e identifique os tipos de família presentes em cada um. Por exemplo: Rapunzel - filha, pai e mãe. João e Maria- Pai, filho, filha e madrasta. Chapeuzinho Vermelho: filha, mãe e avó. Aqui no blog tem várias das histórias citadas.


2ª etapa:

1- Converse com a turma sobre suas famílias. Quais são as pessoas que a  compõem e compare entre si os tipos de família que aparecerão na turma.

2- Elabore um mural com um desenho representando cada conto de fadas a ser lido e crie símbolos para representar os componentes de cada família dos personagens construindo uma legenda. Exemplo: um símbolo para pai, outro para mãe e outro para filho
.
3- Inicie a contação das histórias. Você pode contar uma história a cada dia. Ao final da história pergunte aos alunos como é a família da personagem principal, converse sobre a relação da família com o personagem principal e registre no mural (ao lado de cada história você deverá desenhar os símbolos dos familiares). Trabalhe com a turma o significado de cada símbolo e a leitura do tipo de família através da legenda.

4- Ao final da atividade, quando todas as histórias já tiverem sido contadas, analise com a turma o mural e converse sobre os variados tipos de família.

Complementando:

1- Organize uma exposição de desenhos da turma com o tema: tipos de família.

Fonte: http://vamoscontar.ibge.gov.br/atividades/educacao-infantil/38-os-tipos-de-familia-nos-contos-de-fadas.html 

Atividade:

montar uma ou várias árvores genealógicas com vários tipos de família:


Fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/%C3%A1rvore-geneal%C3%B3gica-genealogia-295298/

Um comentário:

blogthaissantos disse...

Quanta coisa legal!

Tá rolando um sorteio super especial lá no blog, vem participar!
www.blogloveme.com.br