Os tipos de família nos contos de fadas e a identificação da criança com a sua família.

Fonte da imagem:http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=139332&picture=a-vara-da-familia

O tema que trago hoje é muito delicado e como tal deve ser abordado de forma natural e divertida, de forma que todas as crianças fiquem à vontade. Não espere as apresentações dos dias dos pais ou das mães, ou as festas de final de ano que contarão com a presença dos pais para falar a respeito, ou deixar muitas crianças constrangidas. Apesar de toda a evolução, noto e sei que o modelo familiar exposto nas escolas é o tradicional, pai, mãe e um filho ou mais. A ideia é mostrar sempre que existem vários tipos de família e que o importante é o amor e o respeito. 
Assisti a um programa Saia Justa onde uma das integrantes falou que a filha fica constrangida nas festas da escola porque não tem o pai em casa e o modelo adotado é sempre o tradicional, como citei acima. Isto não pode mais ser admitido em pleno século XXI, até porque as crianças não têm culpa das escolhas dos pais. 
Claro que ninguém vai partir para o outro extremo e pretender derrubar os valores até então considerados os únicos possíveis, mas de forma delicada e com muito cuidado mostrar que o mundo mudou e está mudando e com isto as famílias também mudaram. 
Muito cuidado com a abordagem, sempre pode aparecer um pai ou mãe que não entendeu direito a proposta. 
O tema deve ser abordado conforme a idade da criança e sua capacidade de entendimento, nunca antecipar assuntos que a criança ainda não tem maturidade de entender. Os casamentos homo afetivos por exemplo, só para os maiores.



Objetivos:

identificar diferentes tipos de família através da contação de histórias;
relacionar os diferentes tipos de família apresentados com formatos familiares da atualidade;
compreender a família como primeiro espaço de convivência;
construir coletivamente texto de imagens com as informações apreendidas e
iniciar a compreensão do uso da legenda.

Conteúdos

Contos de fadas
A família
Comparação de formações familiares
Produção textual
Uso da legenda

Materiais utilizados

Livros com os seguintes contos de fadas: o patinho feio, Branca de Neve, João e Maria, Cinderela, a bela adormecida, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel. Papel Madeira (pardo), hidrocor, lápis de cor e giz de cera.

1ª etapa:

1- Professor (a), leia antes todos os livros e identifique os tipos de família presentes em cada um. Por exemplo: Rapunzel - filha, pai e mãe. João e Maria- Pai, filho, filha e madrasta. Chapeuzinho Vermelho: filha, mãe e avó. Aqui no blog tem várias das histórias citadas.


2ª etapa:

1- Converse com a turma sobre suas famílias. Quais são as pessoas que a  compõem e compare entre si os tipos de família que aparecerão na turma.

2- Elabore um mural com um desenho representando cada conto de fadas a ser lido e crie símbolos para representar os componentes de cada família dos personagens construindo uma legenda. Exemplo: um símbolo para pai, outro para mãe e outro para filho
.
3- Inicie a contação das histórias. Você pode contar uma história a cada dia. Ao final da história pergunte aos alunos como é a família da personagem principal, converse sobre a relação da família com o personagem principal e registre no mural (ao lado de cada história você deverá desenhar os símbolos dos familiares). Trabalhe com a turma o significado de cada símbolo e a leitura do tipo de família através da legenda.

4- Ao final da atividade, quando todas as histórias já tiverem sido contadas, analise com a turma o mural e converse sobre os variados tipos de família.

Complementando:

1- Organize uma exposição de desenhos da turma com o tema: tipos de família.

Fonte: http://vamoscontar.ibge.gov.br/atividades/educacao-infantil/38-os-tipos-de-familia-nos-contos-de-fadas.html 

Atividade:

montar uma ou várias árvores genealógicas com vários tipos de família:


Fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/%C3%A1rvore-geneal%C3%B3gica-genealogia-295298/

Comentários

blogloveme disse…
Quanta coisa legal!

Tá rolando um sorteio super especial lá no blog, vem participar!
www.blogloveme.com.br

Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Declaração Universal dos Direitos da Criança.
CLIQUE NA IMAGEM PARA LER.

Assista a animação da música Aquarela, de Toquinho.

Assista a animação da música Aquarela, de Toquinho.
CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR.

ECOLOGIA PARA CRIANÇAS.

ECOLOGIA PARA CRIANÇAS.
CLIQUE NA IMAGEM PARA LER

LIVROS INFANTIS ILUSTRADOS ONLINE.

LIVROS INFANTIS ILUSTRADOS ONLINE.
CLIQUE NA IMAGEM PARA LER

Mozart para bebês.

Preservando a natureza.