Raimunda Alves Melo*
A literatura infantil é objeto de muitas pesquisas nas
últimas décadas. Alguns estudiosos tecem reflexões sobre a importância de
estimular a leitura e a escrita e apontam alternativas para orientar os
professores a realizar um trabalho mais sistemático e aprofundado com obras
literárias voltadas às crianças. Outros discutem o papel da literatura infantil
na formação de leitores. Neste texto, apresentamos algumas orientações
metodológicas para garantir essa dupla função, pois queremos que a leitura na
escola seja marcada por momentos lúdicos e prazerosos no contato das crianças
com os textos literários, tendo como consequência o estímulo à alfabetização e
ao letramento já nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A literatura infantil sempre esteve e está presente em
nossas vidas muito antes da leitura e da escrita, seja por meio das cantigas de
ninar, das brincadeiras de roda ou das contações de histórias realizadas pelos
familiares. Porém quando as crianças chegam à escola é que a literatura passa a
ter o poder de construir uma ligação lúdica entre o mundo da imaginação, dos
símbolos subjetivos, e o mundo da escrita, dos signos convencionais impostos
pela cultura sistematizada.
Sabemos que a partir do momento em que a criança tem acesso
ao mundo da leitura, ela passa a buscar novos textos literários, faz novas
descobertas e consequentemente amplia a compreensão de si e do mundo que a
cerca. Nesse cenário, professores e coordenadores pedagógicos devem atuar em
sintonia, assegurando que o trabalho com a literatura infantil aconteça de
forma dinâmica, por meio de práticas docentes geradoras de estímulos e capazes
de influenciar de maneira significativa o desenvolvimento de habilidades orais,
leitoras e escritoras. A contação diária de histórias é bastante significativa,
porque proporciona um momento mágico de valor educativo sem igual na correlação
destes três eixos: leitura, escrita e oralidade.
As atividades de leitura devem ocorrer desde os primeiros
dias de aula, mesmo com crianças que ainda não conhecem nenhuma letra, pois,
por meio da visão e da audição, elas realizam a leitura de ilustrações e
acompanham a leitura do texto feita pelo professor. Nessa fase inicial, em
contato com os livros, elas aprendem a manuseá-los, a reconhecer suas formas, a
perceber a diagramação e iniciam suas experiências com os modos de composição
textual.
Uma boa obra literária é aquela que apresenta a realidade de
forma nova e criativa, deixando espaço para o leitor descobrir o que está nas
entrelinhas do texto. A interação da criança com a literatura possibilita uma
formação rica em aspectos lúdicos, imaginativos e simbólicos. O desenvolvimento
dessa interação, com procedimentos pedagógicos adequados, leva a criança a
compreender melhor o texto e seu contexto.
Com o intuito de formar leitores, a literatura especializada
aconselha os professores e a escola a utilizar alguns procedimentos pedagógicos
como: convívio contínuo com histórias, livros e leitores; valorização do
momento da leitura; disponibilidade de um acervo variado; tempo para ler, sem
interrupções; espaço físico agradável e estimulante; ambiente de segurança
psicológica e de tolerância dos educadores em relação às singularidades e às
dificuldades de aprendizagem de cada criança; oportunidades para que expressem,
registrem e compartilhem interpretações e emoções vividas nas experiências de
leitura; acesso à orientação qualificada sobre por que ler, o que ler, como ler
e quando ler. Nessa perspectiva, é importante ressaltar a relevância do contato
permanente das crianças com os livros, para que elas possam conviver com suas
histórias desde cedo.
O trabalho com a literatura infantil deve ter como um dos
pontos norteadores a preocupação em formar leitores autônomos e críticos. Isso
exige dos professores um olhar atento e tenaz para as metodologias que devem
ser empregadas, bem como para o material a ser utilizado (livros só com textos;
livros com textos e imagens; livros só com imagens; livros com recursos
audiovisuais, entre outros). É importante ressaltar que esses materiais, quando
bem trabalhados, atraem bastante as crianças. Além disso, podem ser explorados
em atividades de ordenação das narrativas e de (re)criação de histórias orais
ou escritas.
Independentemente do tipo de livro que utilizem em sala de
aula, orientamos que os professores destinem pelo menos 25 minutos diários das
aulas para proporcionar a seus alunos um momento de leitura, que pode ser
realizado de forma coletiva ou individual, sistematicamente, não deixando para
trabalhar apenas no dia destinado a atividades de Língua Portuguesa.
Outra estratégia importante é incluir brinquedos e
brincadeiras como parte da formação de alunos leitores. Ao misturar livros e
brinquedos, livros e brincadeiras, a escola realiza um trabalho de sedução das
crianças para a leitura, pois, à medida que o livro entra em sua vida, desde
muito cedo e de forma prazerosa, desperta seu imaginário e, consequentemente, o
desejo de ler. Partindo desse princípio, acreditamos que as atividades lúdicas
envolvendo a leitura, realizadas diariamente pelos professores, bem como a
disponibilização de livros de literatura infantil e brinquedos fazem com que os
primeiros contatos com a leitura sejam agradáveis e divertidos. Dessa forma,
quanto mais lúdico for o trabalho com a literatura infantil, melhor será seu
impacto na formação de leitores e na aprendizagem da leitura e da escrita.
Ler histórias para as crianças é incitar o imaginário,
provocar perguntas e buscar respostas, é despertar grandes e pequenas emoções
como rir, chorar, sentir medo e raiva, emoções estas que vêm das histórias
ouvidas e lidas. Juntos, livros, brinquedos e brincadeiras fortalecem ainda
mais a construção de novos conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento motor,
social, emocional e cognitivo das crianças.
* Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí
(UFPI) e consultora do Programa Palavra de Criança em 25 municípios piauienses.
Para saber mais sobre contação de histórias, estudar e estar apto para essa tarefa gratificante, clique AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário