Eco era uma linda ninfa que amava os bosques e os montes,
onde se dedicava a distrações campestres. Porém tinha um grave defeito: falava
demais e em qualquer conversa ou discussão, queria sempre dizer a última
palavra.
Um dia a deusa Hera saiu à procura do marido, de quem
desconfiava, que sempre estava se distraindo com as ninfas. Mas Eco conseguiu
entretê-la com sua conversa até as ninfas fugirem. Percebendo isso, Hera a
condenou: “Só conservarás o uso dessa língua com que me iludiste, para uma
coisa de que gostas tanto: responder. Continuarás a dizer a última palavra, mas
nunca poderá falar em primeiro lugar”.
Certa manhã a ninfa viu Narciso, um belo jovem que perseguia
a caça na montanha. Apaixonada por ele, começou a seguir os seus passos,
desejando ardentemente poder dirigir-lhe a palavra, e dizer-lhe frases gentis e
agradáveis, para assim conquistar-lhe o afeto. Mas como não conseguia fazê-lo,
em virtude do castigo imposto pela deusa Hera, não teve melhor alternativa
senão esperar que ele falasse primeiro, para que ela finalmente pudesse
responder. Quando Narciso procurava pelos companheiros ele gritava bem alto mas
Eco só conseguia responder a última palavra. Quando Narciso viu a jovem, fugiu
dela.
Eco foi esconder sua vergonha no
recesso dos bosques e passou a viver nas cavernas e entre os rochedos das
montanhas. De pesar, seu corpo se transformou em rochedos e só restou a sua
voz. A ninfa continua ainda disposta a responder a quem quer que a chame e
conserva o velho hábito de dizer a última palavra.
Tema: saber ouvir é uma arte
importante a ser cultivada. Comunicação eficiente.
DINÂMICA
PARA TRABALHAR COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL, SABER OUVIR E ESTRATÉGIAS PARA
MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL.
DESENHO DA
GALINHA.
OBJETIVO:
1-Treinar e
reconhecer a importância de saber ouvir.
2-Perceber a
importância da comunicação bilateral.
3-Aprimorar
a capacidade de comunicação verbal e não verbal.
4-Buscar
estratégias para melhorar a comunicação interpessoal e em consequência os
relacionamentos em geral.
PARTICIPANTES:
até 15 pessoas
TEMPO: 1h e
30’
MATERIAL:
Papel sulfite, lápis, desenho da galinha (como abaixo), texto com as
informações para a elaboração do desenho da galinha (como abaixo).
DESCRIÇÃO:
O
facilitador explica ao grupo que irão fazer uma atividade para exercitar a
capacidade de comunicação interpessoal.
DESENVOLVIMENTO:
1-O
facilitador entrega para cada participante uma folha de sulfite e um lápis e
diz que irão executar um desenho de acordo com as instruções que serão dadas
para a execução.
Nota: NÃO FALAR QUE O DESENHO É DE UMA GALINHA, SÓ FALAR QUE
FARÃO UM DESENHO.
Salientar
que devem ser obedecidas algumas regras:
. Não serão
permitidas perguntas.
. Cada
participante deve fazer o seu desenho e não pode olhar o desenho do colega do
lado.
. As
instruções não podem ser anotadas. Portanto, devem ser executadas à medida que
forem sendo passadas.
. Não
desistam, todos devem participar!!!
2-Inicia,
então, lendo pausadamente, cada instrução para o desenho, conforme o texto,
abaixo. Nota: O facilitador pode ler mais que uma vez a instrução, mas não pode
responder perguntas, nem dar explicações.
TEXTO DE
INSTRUÇÃO PARA EXECUÇÃO DO DESENHO.
1-Faça uma
elipse com cerca de 6cm no diâmetro maior.
2-A partir
da parte inferior da elipse, faça duas retas paralelas verticais com cerca de
3cm de comprimento, afastadas 1 cm uma da outra.
3-A partir
da parte superior esquerda da elipse faça duas retas paralelas e inclinadas com
cerca de 2cm de comprimento cada, afastadas 0,5cm, uma da outra.
4-A partir
do centro da elipse, faça 3 retas divergentes abrindo para a direita com cerca
de 1,5cm de comprimento cada.
5-Na
extremidade esquerda das duas paralelas menores, faça uma elipse com cerca de
2cm de diâmetro no eixo maior e este perpendicular às paralelas.
6-A partir
da extremidade direita da elipse maior, faça 3 retas divergentes, abrindo para
a direita, com cerca de 1 cm de comprimento cada.
7-Na
extremidade inferior de cada uma das paralelas maiores, faça 3 retas
divergentes abrindo para a esquerda, com 0,5cm de comprimento cada.
8-Faça um
pequeno círculo no centro da elipse menor.
9-Faça um
triângulo isósceles, com cerca de 0,5cm de lado, com a base encostada na parte
esquerda da elipse menor.
3- Quando
todos tiveram terminado, o facilitador pede que mostrem seus desenhos, uns para
os outros.
Perguntar:
-E aí o que
era para ser desenhado?
- Por que
todos receberam a mesma informação e saíram desenhos tão diferentes?
-
Conseguiram acompanhar as instruções até o fim? Ou desistiram?
- Quais
fatores contribuíram para que não se conseguisse executar a tarefa a contento?
- O que se
poderia fazer para amenizar as dificuldades? Levantar com o grupo que foi muito
difícil, pois eles não puderam tirar suas dúvidas, perguntar se não entenderam,
etc. E até muitos poderiam não conhecer as palavras e termos utilizados.
4- Propor
então, uma nova tentativa. Dizer que dessa vez podem perguntar e pedir
esclarecimentos quando acharem necessário.
5- Iniciar
lendo o texto, novamente, só que agora parando para responder as perguntas e
dúvidas, podendo até o facilitador desenhar algumas partes como: uma elipse, ou
um triangulo isósceles, por expl.
6- Ao final
da execução, pedir novamente para que cada um mostre seu desenho ao grupo.
DISCUSSÃO:
Terminada essa etapa, pedir para que o grupo se disponha em círculo e
perguntar?
1- Como se
sentiram durante a atividade?
2- Conseguiram
realizar a tarefa na primeira etapa? E na segunda, ficou mais fácil?
3- Que
sentimentos tiveram quando não conseguiram realizar a tarefa da primeira vez?
Sentiram-se frustrados, desmotivados? Quiseram desistir?
4- Quais
foram as diferenças entre a primeira e a segunda etapas? Sentiram-se mais
envolvidos, interessados e motivados? Houve vantagem no fato de poder
perguntar? E quando foram desenhadas algumas partes, ficou mais fácil?
5-O que é
importante levarmos em consideração para termos uma boa comunicação
interpessoal?
Levar o
grupo a perceber que:
Para termos
uma comunicação eficaz temos que levar em conta:
A
necessidade de ser claro, objetivo, usar uma linguagem própria para quem está
ouvindo, colocar-se disponível para responder perguntas, dúvidas, ouvir e
perceber a pessoa com quem está dialogando.
Trocar
informações e ideias, não apenas falar e deixar de ouvir o que o outro tem para
falar. Estar disposto a usar as várias formas de comunicação para expor sua
mensagem, como: gestos, desenhos, exemplos, explicações. Respeitar o outro e
suas possíveis deficiências. Ser empático. Reconhecer suas próprias limitações
enquanto comunicador e buscar alternativas para minimizá-las.
Saber e
reconhecer que as pessoas são diferentes, com cultura, grau de instrução,
experiências, etc, diferentes e que podem fazer interpretações diversas sobre a
mensagem que se está querendo transmitir.
CONCLUSÃO;
Enfatizar
que muitas vezes os relacionamentos tendem a sofrer com brigas, desavenças,
discórdias, devido a falhas na maneira como nos comunicamos, não prestarmos
atenção, ou não tomamos os devidos cuidados quando comunicamos nossas ideias,
pontos de vista, projetos, etc. Precisamos estar em sintonia com nosso
interlocutor estar abertos para suas reais necessidades e compreendermos suas
dificuldades. Assim, poderemos ter adesão e também sermos compreendidos. A
comunicação eficaz se estabelece em duas vias e através do respeito mútuo.
Fonte:
http://www.dinamicaspassoapasso.com.br/2014/04/dinamica-para-trabalhar-comunicacao.html
2 comentários:
Oi, querida Jeane!
Não conhecia a lenda do Eco, adorei!
Fique a vontade para publicar minha poesia e obrigado pelo carinho!
Tenha um domingo muito feliz e uma semana maravilhosa!
Beijo carinhoso!
Jeanne!
Não conhecia seu blog e achei bem educativo e lúdico.
Sucesso!
“Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.” (Lao-Tsé)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!
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