sexta-feira, 12 de agosto de 2022

O holandês voador.

 

As histórias costumam ser exemplos fantásticos para ensinar valores aos nossos filhos. As lendas curtas para crianças podem se tornar ferramentas maravilhosas para que, enquanto sonham e se imaginam protagonizando suas próprias histórias, elas se tornem pessoas melhores: mais responsáveis, independentes e empáticas.

Ao longo da história, a tradição da lenda oral passou de pais para filhos sem que as histórias contadas variem muito. É claro que algumas se adaptaram aos tempos, outras se suavizaram, como aconteceu com aquelas usadas ​​pela Disney em seus filmes, e muitas foram transformadas.

No entanto, todas elas guardam uma boa parte de seus elementos culturais e de sua finalidade pedagógica, que é a aprendizagem de valores, ideais, interesses, etc.

 

As melhores lendas curtas para crianças

Não devemos confundir a lenda com o mito ou a fábula. Em geral, a lenda é extraída de uma suposta realidade ancestral enraizada na história, mas misturada com o fantástico, o sobrenatural e o imaginário.

A fábula costuma ter como protagonista um animal. Além disso, oferece um ensinamento, uma moral. Uma lenda pode conter elementos da fábula e também do mito: embora contenha elementos sobrenaturais, narra eventos sociais que podem ter alguma verdade na origem, mas que tenham sido distorcidos ao longo dos anos, das gerações e pelo boca a boca.

O melhor exemplo é sempre ver a realidade. Por essa razão, a seguir, vamos conhecer uma série de lendas curtas que podem ser muito úteis para os pequeninos.

O holandês voador.

Dentro do mundo das lendas curtas, a do holandês voador chama a atenção. Ela remonta ao século XVII e conta a história do capitão Hendrik Van Der Decken, cujo navio com destino à Índia é atingido por uma tempestade superada graças à determinação do marinheiro, que foi capaz de desafiar a autoridade de Deus.

Por isso, a divindade o condenou a vagar sem destino pelo seu navio através dos oceanos do mundo. Desde então, o fantasma de seu barco aparece à noite com outras almas penadas, sendo sua visualização um mau presságio.

Muito além das interpretações religiosas, essa lenda é usada com crianças para aprender a respeitar a autoridade. Ou seja, é interessante que sejam elas mesmas, tenham personalidade e afirmem suas convicções, mas sempre respeitando seus pais, cuidadores, professores, tutores, colegas, etc.

2 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Muito bem. Gostei do texto!
-
Um grito de liberdade, é um sopro à vida...

Beijos________ Bom fim de semana!

Teresa disse...

Me ha parecido interesante y me ha gustado. Besos.