quarta-feira, 22 de julho de 2015

Leilão de Jardim. Leia poesia para sua criança.

Quem me compra um jardim
com flores?

borboletas de muitas
cores,

lavadeiras e
passarinhos,

ovos verdes e azuis
nos ninhos?

Quem me compra este
caracol?

Quem me compra um raio
de sol?

Um lagarto entre o muro
 e a hera,

uma estátua
 da Primavera?

Quem me compra este
formigueiro?
E este sapo, que é
jardineiro?

E a cigarra e a sua
canção?

E o grilinho dentro
do chão?

(Este é o meu leilão!)


Cecília Meireles.


Minhas dicas para o leitor da poesia:

Você pode simplesmente ler a poesia com emoção e ritmo, não esqueça, poesia não deve ser explicada e sim sentida, a não ser que a criança pergunte o significado de alguma palavra. Se for trabalho em grupo, essa poesia serve para atividade de preparação da turma para uma aula sobre ecologia.

Com a poesia a criança ficará estimulada a saber mais.

Atividade: depois de lida a poesia, você pode levar tirinhas dos versos dentro de uma caixinha e cada criança tira uma tirinha. Quem souber ler, lê em voz alta, para os outros você vai ler e explicar.

Cada um fará um desenho ilustrando a tirinha que tirou no "Sorteio", eles adoram!

Você pode encerrar aí as atividades com a poesia antes de falar sobre ecologia e de como cada um está ou não fazendo a sua parte. Levar exemplos e imagens para ilustrar a aula de preservação da natureza.

Ou você pode ainda dar os papéis que serão coloridos em tamanho padrão, e depois montar um livro de ecologia para eles. Costumava depois tirar xerox e distribuir para que cada um ficasse com uma cópia.

Estas são as maneiras mais criativas de explorar a poesia, sempre lembrando a importância do desenho na formação infantil. 


Nenhum comentário: