com flores?
borboletas de muitas
cores,
lavadeiras e
passarinhos,
ovos verdes e azuis
nos ninhos?
Quem me compra este
caracol?
Quem me compra um raio
de sol?
Um lagarto entre o muro
e a hera,
uma estátua
da Primavera?
Quem me compra este
formigueiro?
E este sapo, que é
jardineiro?
E a cigarra e a sua
canção?
E o grilinho dentro
do chão?
(Este é o meu leilão!)
Cecília Meireles.
Minhas dicas para o leitor da poesia:
Você pode simplesmente ler a poesia com emoção e ritmo, não esqueça, poesia não deve ser explicada e sim sentida, a não ser que a criança pergunte o significado de alguma palavra. Se for trabalho em grupo, essa poesia serve para atividade de preparação da turma para uma aula sobre ecologia.
Com a poesia a criança ficará estimulada a saber mais.
Atividade: depois de lida a poesia, você pode levar tirinhas dos versos dentro de uma caixinha e cada criança tira uma tirinha. Quem souber ler, lê em voz alta, para os outros você vai ler e explicar.
Cada um fará um desenho ilustrando a tirinha que tirou no "Sorteio", eles adoram!
Você pode encerrar aí as atividades com a poesia antes de falar sobre ecologia e de como cada um está ou não fazendo a sua parte. Levar exemplos e imagens para ilustrar a aula de preservação da natureza.
Ou você pode ainda dar os papéis que serão coloridos em tamanho padrão, e depois montar um livro de ecologia para eles. Costumava depois tirar xerox e distribuir para que cada um ficasse com uma cópia.
Estas são as maneiras mais criativas de explorar a poesia, sempre lembrando a importância do desenho na formação infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário