sábado, 22 de agosto de 2015

Dinâmica: Preconceito, tô fora!

Fonte da Imagem:http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=75218&picture=handprints-coloridos

Dinâmica: Preconceito, tô fora!

Explicar a origem da palavra preconceito - pré-conceito.

PRÉ-CONCEITO E PRECONCEITO para saber mais clique AQUI

A seguir pedir que um educando vá ao quadro e faça um esboço de um corpo humano levemente, para ser apagado em algumas partes depois.
Colocar pontinhos e números como nos jogos dos pontinhos e depois apagar a imagem original.
Ao lado da imagem dos pontinhos no quadro, escrever os números que corresponderão a uma característica do nosso personagem a ser completo seguindo os pontinhos.
Exemplo: simpático, alegre, honesto, bonito, chato, bagunceiro, inteligente, preguiçoso, etc...
Permitir que as crianças sugiram as características do nosso personagem, sempre com o auxílio do educador.
Na sequencia, a partir no número 1 se corresponder por exemplo à característica alegre, perguntar:
- Você acha que nosso personagem ou citar um nome sugerido pelas crianças para o personagem, é apenas um menino (a) alegre?
Será que ele está alegre todo o tempo?
Ao conhecê-lo você diria que ele é alegre e não procuraria conhecer outras características dele?
Diante da negativa das crianças, continuar explicando que para conhecer uma pessoa totalmente, precisamos unir os pontinhos, isto é, tentar identificar as várias características que a fazem ser como é.
Assim sendo, não podemos julgar alguém por uma atitude apenas ou por alguma maneira de ser que aparece mais que as outras formas do nosso personagem, formas estas que muitas vezes não percebemos, olhando apenas aquela qualidade ou defeito.

Todos somos imperfeitos, mas passíveis de transformação.

A seguir, formar grupos de discussão sobre a dinâmica e depois o líder ou voluntário vai apresentar para os outros grupos suas conclusões sobre o tema preconceito, e dizer em que situações eles identificaram que foram preconceituosos sem maldade, apenas porque não souberam ligar os pontinhos...

Momento para abordar os preconceitos mais comuns, como racismo, preconceito aos diferentes e outros, explicando que todas as pessoas são importantes na sociedade e devem ser acolhidas com carinho.


Mudando de assunto, te convido para a festa de comemoração de seis anos do blog da amiga ROSELIA BEZERRA você pode participar também, siga o link e participe no teu blog. A Rosélia é uma lutadora, mulher de fibra e espiritualizada que não desanima nunca de seus ideais no bem e sua fé inabalável. Parabéns amiga pelo sucesso merecido do teu blog!


Estarei publicando sobre essa festa nos próximos dias, pois que se prolongará até o dia 28 de agosto.

Nenhum comentário: